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domingo, 3 de abril de 2016

Plano de Aula + Relatório portal do professor


Relatório sobre o Portal do Professor

Alunos: Marcus Vinicius e Esdras

  - Vídeo explicativo sobre o tema




Este trabalho constitui-se em um exemplo de plano de aula usando os recursos do portal do professor.

Antes de tudo, eis aqui um breve resumo sobre o portal.

Síntese Geral:
O Site portaldoprofessor.mec.gov.br é uma plataforma do governo voltada à interação entre alunos e professores, que agrega recursos de multimídia e banco de dados para criação de aulas virtuais, onde você pode criar, editar e salvar suas aulas para visualizações posteriores.



Nele, podemos comentar e ver comentários sobre determinadas aulas, vídeos e assuntos de qualquer natureza pedagógica.



Em “ESPAÇO DE AULA”, podemos buscar por aulas publicadas, criar aulas, ver “minhas aulas” e gerenciar grupos de aulas.


Em “JORNAL”, encontramos algumas informações e notícias sobre vários temas ligados a educação. Basta apenas escolhermos as enquetes de interesse.


Em “MULTIMÍDIA”, encontramos alguns recursos multimídia que podemos utilizar como base em sala de aula na construção de aulas mais dinâmicas com os alunos. Facilitando a transmissão do aprendizado e da educação.


Em “CURSOS E MATERIAIS”, encontramos minicursos para auxiliar na formação de docentes e na metodologia de ensino.
Na aba de “MATERIAIS”, estão os materiais utilizados nos cursos.            


Em “COLABORAÇÃO”, está o fórum do site, onde você encontra vários comentários acerca de temas variados ligados a educação.
Também possui o link do canal do Portal.


Em “LINKS”, é possível encontrar vários links temas variados que podem ajudar a encontrar os mais diversos tipos de informações que vão complementar a aula ou os estudos.


Essa é a área de “VISITE TAMBÉM”, são links para outros sites educativos. 



 Plano de aula

I – Duração, Modalidade:

            - Uma aula de 50 minutos
            - Ensino Fundamental 2 - 6 ano.

II – Tema:

- Como surgiu a equação do 1º grau?

III – Objetivos:

            - Aplicar o princípio do valor escondido na resolução de equações do 1º grau.
            - Interpretar o enunciado de uma situação problema.
            - Resolver problemas utilizando equações.
            - Visualizar o enunciado e montar a resolução.

IV – Metodologia:

- Explicar que toda equação é uma sentença matemática aberta que exprime uma relação de igualdade. A palavra equação tem o prefixo equa, que em latim quer dizer "igual".
- Nesta aula, abordaremos as equações, que usam letras como incógnitas. A letra “x” é a incógnita da equação. A palavra incógnita significa " desconhecida".
- Nota: Execute cada etapa sempre com a participação da turma.

- Determine o valor de x em cada equação abaixo:
2x + 6 = 46
Vamos então esconder parte que contem a incógnita da equação:

Qual o número que somado com 6 resulta em 46? A resposta é 40, assim o valor escondido é 40.
Revelando “2x” concluímos: 2x = 40

2º - Escondendo mais uma parte:
Qual é o número que multiplicado por 2 resulta em 40?
O valor escondido é 20. Por isso concluímos que a incógnita x é igual a 20.

3º - Vamos então esconder parte da equação:

Qual o número que somado com 2 resulta em 8? A resposta é 6, assim o valor escondido é 6.

Concluímos:
Vamos esconder mais uma parte:
Qual o número que dividido por 5 resulta em 6? O valor escondido é 30. Assim:
O valor escondido é 10. Por isso concluímos que a incógnita x é igual a 10.

V – Bibliografia:

VII – Avaliação
A avaliação do aluno pode ser feita levando em consideração:
– Participação em aula
– Resolução de atividades em aula
– Trabalhos em grupo ou individuais
– Questões desafio para serem desenvolvidas em aula





















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