Relatório sobre o Portal do Professor
Alunos: Marcus Vinicius e Esdras
Alunos: Marcus Vinicius e Esdras
- Vídeo explicativo sobre o tema
Este
trabalho constitui-se em um exemplo de plano de aula usando os recursos do
portal do professor.
Antes
de tudo, eis aqui um breve resumo sobre o portal.
Síntese Geral:
O Site portaldoprofessor.mec.gov.br é uma plataforma do
governo voltada à interação entre alunos e professores, que agrega recursos de
multimídia e banco de dados para criação de aulas virtuais, onde você pode
criar, editar e salvar suas aulas para visualizações posteriores.
Nele, podemos comentar e ver comentários sobre determinadas
aulas, vídeos e assuntos de qualquer natureza pedagógica.
Em “ESPAÇO DE AULA”, podemos buscar por aulas publicadas,
criar aulas, ver “minhas aulas” e gerenciar grupos de aulas.
Em “JORNAL”, encontramos algumas informações e notícias
sobre vários temas ligados a educação. Basta apenas escolhermos as enquetes de
interesse.
Em “MULTIMÍDIA”, encontramos alguns recursos multimídia que
podemos utilizar como base em sala de aula na construção de aulas mais
dinâmicas com os alunos. Facilitando a transmissão do aprendizado e da
educação.
Em “CURSOS E MATERIAIS”, encontramos minicursos para
auxiliar na formação de docentes e na metodologia de ensino.
Na aba de “MATERIAIS”, estão os materiais utilizados nos
cursos.
Em “COLABORAÇÃO”, está o fórum do site, onde você encontra
vários comentários acerca de temas variados ligados a educação.
Também possui o link do canal do Portal.
Em “LINKS”, é possível encontrar vários links temas
variados que podem ajudar a encontrar os mais diversos tipos de informações que
vão complementar a aula ou os estudos.
Essa é a área de “VISITE TAMBÉM”, são links para outros
sites educativos.
Plano
de aula
I – Duração, Modalidade:
- Uma aula
de 50 minutos
- Ensino Fundamental 2 - 6 ano.
II – Tema:
- Como surgiu a equação do 1º
grau?
III – Objetivos:
- Aplicar
o princípio do valor escondido na resolução de equações do 1º grau.
- Interpretar
o enunciado de uma situação problema.
- Resolver
problemas utilizando equações.
-
Visualizar o enunciado e montar a resolução.
IV – Metodologia:
- Explicar que toda equação é
uma sentença matemática aberta que exprime uma relação de igualdade. A palavra
equação tem o prefixo equa, que em latim quer dizer "igual".
- Nesta aula, abordaremos as
equações, que usam letras como incógnitas. A letra “x” é a incógnita da
equação. A palavra incógnita significa " desconhecida".
- Nota: Execute cada etapa
sempre com a participação da turma.
1º - Determine o valor de x em cada equação abaixo:
2x
+ 6 = 46
Vamos
então esconder parte que contem a incógnita da equação:
Qual
o número que somado com 6 resulta em 46? A resposta é 40, assim o valor
escondido é 40.
Revelando
“2x” concluímos: 2x = 40
2º
- Escondendo mais uma parte:
Qual é o número que multiplicado por 2
resulta em 40?
O valor escondido é 20. Por isso
concluímos que a incógnita x é igual a 20.
3º - Vamos então esconder parte da
equação:
Qual o número que somado com 2 resulta em
8? A resposta é 6, assim o valor escondido é 6.
Concluímos:
Vamos esconder mais uma parte:
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9441
VI - Atividades complementares:
- http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/equacoes/ExercValorEscondido.pdf
VI - Atividades complementares:
- http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/equacoes/ExercValorEscondido.pdf
VII –
Avaliação
- A
avaliação do aluno pode ser feita levando em consideração:
– Participação em aula
– Resolução de atividades em aula
– Trabalhos em grupo ou individuais
– Questões desafio para serem desenvolvidas em aula
– Participação em aula
– Resolução de atividades em aula
– Trabalhos em grupo ou individuais
– Questões desafio para serem desenvolvidas em aula
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